• O portal de notícias de Balneário Camboriú

O Desafio da Gestão Pública Municipal

A nova administração pública requer cada vez mais de seus gestores, coragem e determinação

John Lenon Teodoro
John Lenon Teodoro

A gestão pública passa por um período muito critico por conta da crise política e econômica instalada no país. O desafio que os prefeitos dos municípios brasileiros terão será, sem dúvida alguma, realizar uma gestão capaz de garantir a eficiência da máquina pública, combatendo desperdícios e melhorando a arrecadação, para obter assim a capacidade mínima de investimentos nos anseios da população. Tais medidas dos governos municipais serão impopulares, porem necessárias.

Quando se trata da gestão pública municipal, será imprescindível para o sucesso constituir um governo proativo com uma abordagem de políticas públicas integradas. Este desafio não só merece atenção por parte dos gestores e servidores públicos, mas também dos cidadãos, que devem necessariamente engajar-se cada vez mais com a coisa pública, pois muito podem auxiliar na construção da solução dos problemas existentes em sua cidade, em diversos setores.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O governante além de conhecimento técnico e prático para a gestão, deve também possuir liderança suficiente para o enfrentamento deste desafio, pois quando um gestor toma uma decisão errada, ou até mesmo não decide com coragem e propriedade no momento certo, ele não só coloca seu governo em descrédito, como também coloca toda a sociedade num barco a deriva, sem rumo e sem esperança.

E a nova administração pública requer cada vez mais de seus gestores, coragem e determinação, além da busca constante do conhecimento, a fim de proporcionar uma melhor atuação do poder público no gerenciamento de suas competências. É imprescindível a capacitação dos administradores públicos, para que desempenhem suas funções com excelência profissional em beneficio direto da coletividade.

O atual momento da gestão pública exige dos seus gestores, especialmente os prefeitos e seus secretários municipais, uma sensibilidade política aliada a uma gestão técnica profissional com planejamento adequado, para priorizar não apenas o pagamento de salários dos servidores e suas despesas continuadas, mas que vislumbre em sua gestão a captação de recursos e o aumento de receita, investindo em obras estruturais, questões emergentes que afetam a geração de renda e a segurança pública, mas especialmente  nos serviços de saúde e educação, principais anseios da população.

Acredito que a realização de parcerias público-privadas, e a valorização das organizações do terceiro setor na cooperação técnica é com toda certeza um dos caminhos a serem percorridos para o enfrentamento desse desafio.

Se por um lado a gestão pública municipal vem se tornando um desafio cada vez maior, por outro lado nasce também uma oportunidade impar para que ocorra uma verdadeira revolução, principalmente gerencial por parte dos novos gestores, que deverão aplicar novas teorias da administração pública, bem como aliar as suas ações de gestão: a criatividade e o empreendedorismo para obter a descoberta de novos caminhos, demonstrando que é possível sim, fazer mais com menos.

John Lenon Teodoro, apresentador do Programa Bom dia Camboriú, na rádio Paz no Valle 105,9 FM, formado em Administração (UDESC), e especialista em Gestão Pública (IFSC).

Click CamboriúBlogsCamboriú em FocoO Desafio da Gestão Pública Municipal
PUBLICIDADE

Últimas notícias